segunda-feira, 11 de junho de 2012

Autofagia blogueira

Em uma das vezes (das três) que já parei com o blog por diferentes motivos, me parei pensando no porque, pra que e pra quem eu estava fazendo isso.
Quando as respostas foram devidamente respondidas com honestidade, me senti mais segura e honesta pra continuar fazendo....pois só continuei porque AMO o que faço, porque quero dividir informações que recebo, quero poder ajudar quem não tem contato nenhum com moda (porque pra quem tem informação meu blog não é nenhuma novidade) e principalmente, faço pra mim mesma, pra poder aprender mais e mais (e me tornar uma mega personal stylist! ui rs)
Então leio muito sobre comportamento de consumo, sobre o porque dos blog e achei um texto que caiu como uma luva. Li e percebi claramente o que eu quero e o que eu não quero pra minha imagem e pra minha vida consequentemente.


Agora olhem esse texto da Lilian Pacce.


Autofagia blogueira

do blog 'pela moda' em 15/04/2011 às 21:54

Outro dia recebi um press release (ou texto de divulgação) cujo título era algo como: "Blogueira estará no evento xis". Ri, mas depois fiquei preocupada. Acho que o fenômeno dos blogs está ameaçado, está virando piada pronta. O simples fato de alguém ser "blogueiro" não o credencia a muita coisa. Meu filho (que é muito esperto, é claro! rsrsrs) tem 10 anos e criou 2 blogs numa tarde. É um blogueiro. Mas será que ele está pronto pra ser levado a sério pelo mercado - seja lá que mercado for?
Bem, se oferecessem a ele algum videogame novo, ele iria aceitar e divulgar com todo entusiasmo infantil, mas não teria elementos suficientes pra uma análise mais profunda ou pra checar uma informação ou outras atividades inerentes ao jornalismo. Mas daí vem a pergunta: blog é jornalismo?
Pode ser, mas como veículo de comunicação ágil e poderoso é preciso estabelecer alguns parâmetros - inclusive de ética. A primeira geração de blogs de moda no Brasil trouxe na época uma importante discussão sobre posts pagos e publicidade, por exemplo. Um anúncio no blog comprometeria a isenção daquela pessoa sobre assuntos relacionados aquele cliente? Era ok ganhar cachê sobre a divulgação de um material que, originalmente, deveria expressar a opinião espontânea daquele indivíduo? Era ok não sinalizar claramente para o leitor que o conteúdo daquele post tinha sido vendido?
O tempo passou e o cenário mudou mais rápido do que se imaginava. Hoje ter anúncios em blogs é comum, bem como posts pagos (alguns devidamente sinalizados, outros nem tanto). Mas a coisa toda evoluiu: basta mandar um tênis pro blogueiro e ele se sente a pessoa mais importante do mundo e assim comenta com o entusiasmo de uma criança as qualidades daquele produto. Basta oferecer duas bolsas pra uma blogueira e ela fará vários posts sobre aquela marca. E quando a coisa é negociada em rede, vira tudo uma coisa só. E o que poderia ganhar força acaba num processo autofágico…
Pena, afinal uma plataforma tão aberta e dinâmica como um blog merece um certo cuidado, e até um certo respeito. Os blogs hoje estão vivendo o dilema de ceder à sedução barata, sem muito critério. Talvez, a próxima onda chegue antes desta resposta, mas enquanto isso, um alerta: não confie nos obrigatórios "looks do dia", por exemplo. Eles podem ser uma publicidade personalizada e não uma escolha autêntica daquela blogueira.


O texto eu li AQUI!

Bjinhos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...